Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 14/04/22 19:29 / 2567 Artigos publicados

Dicas Para Viver Uma Vida de Oração Efetiva  (Estudos Bíblico) escrito em quarta 04 fevereiro 2009 10:17

Blog de falandoseriotv :FALANDO SÉRIO, Dicas Para Viver Uma Vida de Oração Efetiva

Para ser verdadeiramente uma pessoa de oração, é preciso ter um relacionamento com Aquele a quem você ora. 


Orar, acima de tudo, é uma oportunidade de desfrutar da intimidade com Deus. Orar é estabelecer um vínculo com Deus Pai, que anseia por esse relacionamento conosco. 
Conhecer a Deus é entender que nós temos que manter o relacionamento e a aliança que temos com Ele. Você é o filho, Ele é o seu Pai. Você é a noiva, e Ele, o Noivo. 
Jesus nos adverte que nós podemos fazer a Sua obra e, ainda assim, não sermos reconhecidos por Deus.
Mateus 7:21 a 23 (NVI) “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’”

Como posso desenvolver um relacionamento íntimo com Deus? 
A. Passando tempo com Deus, todos os dias 
B. Estudando a Palavra de Deus 
C. Louvando 
D. Arrependendo-se 
E. Exercitando a presença do Senhor


A. Passando tempo com o Senhor, todos os dias. 
O desenvolvimento de relacionamentos humanos requer que se gaste tempo com o outro. Relacionamentos íntimos nascem do aprendizado da confiança. 
Baixar a guarda, deixar-se vulnerável e estar disposto a abrir o coração para o outro são requisitos para desenvolver intimidade. Ser íntimo é revelar o que vai no coração à pessoa. Para ser um amigo chegado de Deus, é necessário que você abra seu coração para Ele, compartilhando os detalhes mais secretos da sua vida, suas esperanças, seus sonhos e seus desejos. 
Provérbios 17:17 (NVI) “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” 
Este versículo refere-se não apenas ao sentimento de Deus em relação a nós, mas também ao que deve ser nossa postura para com o Senhor. Nossos corações têm que desejar a convivência com Ele, seja qual forem as circunstâncias. Como Seu povo, devemos amá-lO e sermos Seus amigos antes de qualquer outra coisa. A partir do alicerce desta intimidade, podemos orar efetivamente. 
Se a nossa vida de oração consistir apenas de pedidos e de intercessão, fatalmente ela nos levará à ira e à frustração. Se nossas orações não são respondidas na velocidade que desejamos, ficamos amargos e ressentidos com Deus. Contudo, se crescermos no conhecimento de Deus, a demora em responder uma oração será apenas uma oportunidade para orar novamente. 
Passar bastante tempo com o Senhor é um dos únicos métodos de conhecer realmente como Ele age, e não apenas as Suas ações. Se conhecemos Deus, podemos descansar na certeza da Sua infinita bondade, apesar das circunstâncias que nos cercam. 
Habacuque 3:17 e 18 (NVI) “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação.” 
Ser apegado a Deus é fazer dEle o centro das nossas vidas, acima de tudo e de todos. 
Mateus 10:37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”
Peça ao Senhor para mostrar a você quaisquer ídolos da sua vida, que estão em primeiro lugar ao invés dEle. Estes ídolos podem tomar a forma da sua família, dos seus amigos, ministérios, atividades profissionais ou até mesmo sonhos pessoais. 

B. Nós O conhecemos através do estudo da Palavra de Deus, em oração. 
À medida que você for estudando, diariamente, a Sua palavra, você logo conhecerá a Sua vontade, Seu jeito de agir e os Seus desejos, o que lhe dá as chaves para aprender como orar. Entendendo a maneira pela qual Ele se move nas vidas das pessoas, você pode orar de modo que suas súplicas coincidam com a Sua vontade. O salmo 119 é uma passagem maravilhosa para meditação quando nos ensina sobre as recompensas de se estudar a Palavra. 

C. À medida que louvamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Ele cria intimidade nos nossos corações. 
No louvor, nós dedicamos toda a nossa atenção e afeto a Ele. 
O louvor livra-nos da “sujeira” que incorporamos ao vivermos nosso cotidiano num mundo pecador. 
Um bom e abençoado período de louvor nos renova e nos revigora, falando ao nosso espírito verdades sobre Deus e o Seu poder. Para que você seja um intercessor efetivo, é preciso que seu espírito seja despertado. Isso é feito pelo louvor, que desperta e estimula nosso espírito, deixando-o em sintonia com a vontade de Deus. 

D. Arrependimento 
Peça ao Senhor para sondar o seu coração e mostrar a você se há algum pecado. O Senhor é fiel em nos mostrar nossos desejos e motivações secretas. Faça sempre um rápido balanço com o Senhor.

1 João 1:8 e 9 (NVI) “Se afirmamos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 
Se você tiver consciência de feridas que ficaram de ofensas que você sofreu, permita que Deus as cure enquanto você perdoa e recebe perdão e é restabelecido. Se achar difícil ouvir a voz de Deus, peça-Lhe que mostre os bloqueios ou obstáculos na sua própria vida que o impedem de receber e ofertar a Deus. Alguns obstáculos são: falta de perdão, pecado não confessado, desobediência, feridas e mágoas.
Para orar de maneira efetiva, é preciso orar com um coração puro. Assim, não ore em amargura, ira ou com espírito de julgamento.

As orações que são resultado de motivos impuros parecem às vezes mais comoventes. No entanto, geralmente elas não são efetivas. Quando o Senhor começa a nos mostrar coisas pelas quais devemos orar e quando os nossos corações libertam-se de pecados não confessados e de julgamentos em relação às outras pessoas, podemos orar sem preconceitos.
A intercessão é a linha de frente da guerra espiritual. É essencial orar pela sua própria proteção e de sua família quando começar a interceder. O pecado pode deixar uma porta aberta para o inimigo nos atacar. Se, quando orar por alguém, você descobrir que na sua vida há áreas com problemas, peça ao Senhor para sondar o seu coração e mostrar-lhe se há portas que foram deixadas abertas por causa do seu próprio pecado, ou de pecados contra você.

E. Exercitando a presença de Deus. 
Pratique apenas o “estar com Deus”. Simplesmente desfrute da companhia dEle, e deixe que Ele aproveite a sua companhia. Às vezes, só sentar em silêncio com o Senhor pode trazer profunda comunhão e restabelecer seu espírito, mente e corpo. Um tipo de exemplo humano desta experiência seria um casal apaixonado que se casou há muitos anos. Eles não precisam dirigir ao companheiro nenhuma palavra, mas um simples olhar ou sorriso transmite intimidade e segurança.
Não é preciso falar o tempo todo com Ele. Não se pode esperar sempre uma grande revelação dos céus enquanto se ora. Basta, às vezes, desfrutar da presença dEle.

Parte do exercício da presença de Deus é compreender que Ele está sempre com você. Isso é um fato bíblico, que não está baseado nas suas emoções. 
Deuteronômio 31:6 (NVI) “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o SENHOR, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.” 


A presença de Deus existe o tempo inteiro. Aprender a reconhecer que Ele está presente, por outro lado, requer tempo e paciência. Apenas aproveite o Seu amor, pois na presença de Deus o medo não habita, a ansiedade não subsiste, a opressão não se sustenta. Você precisa aprender a estar sintonizado na presença de Deus, que sempre está lá — mas você precisa reconhecê-la.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.90.243.204) para se identificar     


4 comentário(s)

  • Luiz mailto

    Dom 23 Set 2012 21:18

    Gostei de mais, eu quero ter uma vida de oração e não tinha idéia de como fazê-la. Li o texto agradeci a Deus salvei nos favoritos depois irei meditar em cada tópico.
    Que Deus abençoe a todos nesta busca prazerosa.

  • ROSANGELA mailto

    Ter 10 Jul 2012 13:41

    EU FUI EXTREMAMENTE ESCLARECIDA ATRAVÉS DESSA PALAVRA, MUITAS VEZES NÃO SEI O QUE FALAR NA PRESENCA DO SENHOR E ME AJOELHO E FICO LÁ SÓ CHORANDO, VOU COLOCAR EM PRÁTICA O QUE APRENDI.OBRIGADO PELA DISPOSIÇÃO EM NOS AJUDAR

  • Jeová do Minist.

    Ter 27 Dez 2011 13:19

    Ótimo texto. Graças a Deus pela sua inteligencia. Isso me ajudou muito na questão de desenvolver um vida de oração.

  • Elza mailto

    Ter 29 Nov 2011 18:44

    AMEI ESTAS DICAS PARA OBTER UMA VIDA COM ORAÇAO ,MEDITEI MUITO NOS ITENS MENSIONADOS ACIMAS !!!!


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog