Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 11/10/17 11:14 / 2566 Artigos publicados

MULHER SIRO-FENÍCIA  (Mulheres) escrito em domingo 01 março 2009 23:35

MT 15.21-28; MC 7.24-30.

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO

 

1. Após a confrontação com os escribas e fariseus, sobre o "comer sem lavar as mãos", conforme podemos observar nos versículos anteriores, Jesus foi para Tiro e Sidom, v. 21, "E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom". Entrou numa casa procurando esconder-se do assédio da multidão, pois não queria que ninguém soubesse que ali estava: "E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse...", Mc 7.24. Porém, conforme podemos ver na parte final do versículo Ele não pode ocultar-se: "...mas não pôde esconder-se".

2. Uma mulher cananéia, grega de origem Siro-Fenícia, veio ao seu encontro, Mc 7.26, "E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio". Ela clamava dizendo: "...Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada", v. 22. Marcos diz que filha da mulher estava possessa por um espírito imundo, Mc 7.25, "Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés".

3. Jesus aparentemente ignorou aquela mulher com o seu problema, mas seus discípulos intercederam a favor dela, v. 23, "Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós".

4. A Palavra de Deus nos diz que Jesus respondeu a eles que havia sido enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel, ou seja somente ao povo judeu, v. 24, "E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel".

5. Porém a mulher insistindo e aproximando-se dele, o adorou dizendo: "Senhor socorre-me", v. 25. Marcos relata que a mulher rogava a Jesus que expulsasse de sua filha, o demônio, Mc 7.26, "...rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio".

6. Jesus respondeu-lhe que não poderia tirar o pão da boca dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos, v. 26, "Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos".

7. Porém a reação da mulher, foi contundente ao declarar que "Os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos", v. 27.

8. A esta altura Jesus disse-lhe: "Oh mulher, grande é a tua fé, seja-te feito conforme queres", v. 28. Desde aquela hora sua filha ficou completamente curada. Marcos diz: "Por essa palavra vai, o demônio já saiu de sua filha". Quando voltou para casa, achou a menina deitada sobre a cama e o demônio já tinha saído, Mc 7.29-30, "29 Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. 30 E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído".

 

CONCLUSÃO, ALGUMAS LIÇÕES:

 

1. Quando se está em desespero, a única fonte para se sair dele, é buscar a Jesus. Muitos, ao invés de buscar a solução para a angústia e o desespero em Deus, acabam caindo nas drogas, nas bebidas, agravando seu estado deprimente. Devemos proceder como o salmista: "3 Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza. 4 Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me", Sl 103.3-4.

2. No processo de busca, não se deve medir esforços para conseguir o objetivo. Lembre-se que Zaqueu, mesmo sendo uma pessoa da alta sociedade de Jericó, quebrou todos os protocolos ao subir em uma figueira brava para ver a Jesus. Aquele que busca a Deus ansiosamente, certamente o encontrará. Novamente podemos ver a experiência do salmista: "Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água", Sl 63.1.

3. Muitas vezes, é preciso "orar com insistência", para ser abençoado. Lembre-se da mulher que insistentemente pedia ao juiz iníquo que julgasse sua causa, sendo atendida em razão de sua insistência: "2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. 3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. 4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, 5 todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. 7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles?", Lc 18.2-7.

4. É preciso ter fé suficiente: "Por esta palavra vai, que o demônio já saiu de sua filha". Enquanto que "sem fé é impossível agradar a Deus", Hb 11.6, "tudo é possível ao que crê", Mc 9.23.

5. Jesus tem alegria quando vê o tamanho de nossa fé - "Grande é a tua fé!", ainda que ela seja do tamanho de um grão de mostarda, "Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível", Mt 17.20.

voltar a sermões/estudos

www.proveg.com.br/igrejabatista

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.66.38) para se identificar     


3 comentário(s)

  • Willams

    Dom 04 Nov 2012 16:29

    Ficou faltando um pouco de profundidade no contexto histórico.

  • vicencia mailto

    Sáb 23 Jun 2012 00:17

    amém eu creio q nada é impossível quando acretitamos em quem nós cremos. um Deus q faz se tornar as coisas impossíveis em possíveis .

  • Gidel lannes mailto

    Qui 16 Fev 2012 19:05

    Que Deus continue resplandecendo o seu rosto sobre ti para que tu continue abençoando muitas vidas!! Deus te abençoe.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog