Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 14/04/22 19:29 / 2567 Artigos publicados

TABERNÁCULO DA FÉ: MENTIRAS E ERROS  (Seitas e Heresias) escrito em segunda 02 março 2009 13:56

Fundador: William Marrion Branham (WMB) 

WMB nasceu em 1909 nos Estados Unidos da América. Ainda jovem, uniu-se aos missionários Batistas e logo foi ordenado pastor. Desde criança Branham recebeu visões e suas visões se multiplicaram em seu trabalho. Durante sua vida recebeu milhares de visões. Além de pregar suas visões ele pregou também que há sete dispensações da Igreja, e que agora a Igreja está na sétima dispensação, da qual ele, Branham, é o profeta. Morreu em 1965, mas a seita continua, dando ênfase á pessoa de Branham e sua profecia sobre a vinda de Jesus Cristo, em 1977. 

PRIMEIRO ERRO: REVELAÇÃO ALÉM DA BÍBLIA 

Certa vez, WMB teve uma visão quando batizava seus convertidos num rio. Segundo ele, ouviu dizer a voz de Deus: "Como João Batista foi o precursor da primeira vinda de Cristo, assim sua mensagem é o precursor da segunda vinda de Cristo".

Várias outras seitas tem outros livros que têm o mesmo valor que a Bíblia, segundo o que eles dizem. Entre estes estão os adventistas, os mórmons e os espíritas. WMB também escreveu sobre suas revelações, que são mensagens para seus adeptos que tem o mesmo valor que a Bíblia.

Para nós, cristãos bíblicos, a revelação de Deus, registrada na Bíblia, está completa em Cristo, e por isso não precisamos de outras revelações ou visões.

WMB pregou que Jesus voltaria em 1977. Como ele pode pregar esta data, se não há data marcada para a vinda do Senhor, na Bíblia?

A seita tem vários métodos para levar pessoas a aceitarem estas revelações além da Bíblia. Um método é dizer que a base da revelação é a Bíblia. Quando Braham ouviu a voz sobre sua missão ele tentou ligá-la como a de um profeta que se encontra na Bíblia, no caso, João Batista.

Outro exemplo: ao afirmar que a Igreja está na sétima dispensação, e que ele é o profeta da sétima, baseou-se supostamente em Ap 3.14-22 (carta á Laodicéia). Mas nesse trecho não existe a palavra "dispensação", nem há datas ou indicação de que haveria um profeta para "alertar" a Igreja, pois o profeta é a própria Bíblia, no caso, a revelação do Senhor Jesus aos crentes daquela igreja! Novamente, interpretação forçada, fora do contexto, de WMB.

Um outro método é a operação de "milagres". Do livro O profeta do século vinte, página 34, ensina-se: "Durante dois dias depois de seu nascimento sua mãe de quinze anos de idade, seu pai de dezoito anos de idade, e as visitas viram suspensa sobre seu berço (de Branhman), uma tênue luz branca que tinha penetrado através da janela, e permanecido sobre sua cabeça desde o nascimento".

Segundo Branham um anjo lhe disse: "...tu foste enviado por Deus para usar o Dom de Curar o povo deste mundo. Se tu fores sincero e conseguires que o povo creia em ti, nada resistirá a tua oração, nem mesmo o câncer" ("O Profeta do Século Vinte, página 40). Quem cura é o Senhor Jesus, não nós! Confira em At 3.6, 9.34, Tg 5.15.

WMB escreveu: "Ora, como tem sido salientado em Malaquias 4.6, somente a primeira parte do verso refere-se a João Batista sobre quem o ministério de Elias tinha descido. A última parte obviamente pertence a outro mensageiro com o mesmo ministério, o qual em algum tempo converterá os corações dos filhos aos pais. Não serão as mesmas pessoas. Serão homens diferentes em épocas separadas." E ele proclamou que ele mesmo é este mensageiro! Verifique a séria advertência em Gálatas 1.8-9.

SEGUNDO ERRO: ESTABELECER A DATA DA VINDA DO SENHOR 

Uma das doutrinas importantes na Bíblia é a segunda vinda do Senhor Jesus. Este é o dia que os crentes hão de receber o cumprimento de todas as promessas de Deus, incluindo a ressurreição do corpo. Segundo as Escrituras, ninguém sabe quando Jesus voltará (Mt 24.42). Mas WMB escreveu: "A Era Laodiceiana começou por volta da entrada do século vinte, talvez em 1906. Por quanto tempo ela se estenderá? Como servo de Deus que tem uma infinidade de visões, NENHUMA das quais jamais falhou, deixem-me predizer (Eu não disse profetizar, mas predizer) que esta era terminará por volta de 1977. Se me perdoam uma referência pessoal aqui, baseio esta predição em sete visões principais e contínuas que me vieram um Domingo de manhã de junho, em 1933." ("A dispensação da Igreja de Laodicéia", página 6). Portanto, baseado em visões, WMB predisse a volta do Senhor, o que é contrário á Bíblia.

TERCEIRO ERRO: REJEIÇÃO DA TRINDADE 

Há várias passagens que ensinam que Deus existe em três Pessoas, mas que estas três Pessoas são um só Deus. Mt 28.19: as três Pessoas são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 2 Co 13.13, Ef 2.17-18, 4.4-6, 2 Ts 2.13-14, 1 Pe 1.2. Exemplos no Velho Testamento: "Façamos" (Gn 1.26) e "desçamos, e confundamos" (Gn 11.7). Considerando que a palavra “Elohim” (Deus) está no plural, a Trindade está implícita nesse nome.

Mas WMB escreveu: "Pai, Filho e Espírito Santo são simplesmente títulos. Não são nomes. É por isso que batizamos em Nome do Senhor Jesus Cristo, porque é um nome, não um título." ("A Revelação de Jesus Cristo”, página 14). Então o que WMB está em oposição á Mt 28.19!

QUARTO ERRO: GLORIFICAÇÃO DO SEU FUNDADOR

O fundador do Tabernáculo. WMB, engrandeceu seu nome, colocando-se como profeta-mensageiro da última Era da história do mundo. Segundo WMB, há sete dispensações da história da Igreja, e cada dispensação tem o seu profeta. A lista das Eras e suas data, segundo WMB:

Éfeso, 33-170 DC, o apóstolo Paulo

Esmirna, 170-300 DC, Irineu

Pérgamo, 300-605 DC, Martinho

Tiatira, 606-1550 DC, Columba

Sardes, 1550-1750 DC, Martinho Lutero

Filadélfia, 1750-1906, João Wesley

Laodicéia, 1907-1977, William Branham

Assim, para os dias de hoje, a pessoa mais importante na história seria o próprio WMB! Seus adeptos também caíram neste erro. T.L Osborn (do folheto "Jesus e Um Homem chamado William Branham") escreveu: "Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana, na forma de um PROFETA. Deus tem visitado seu povo. Porque UM GRANDE PROFETA TEM-SE LEVANTADO ENTRE NÓS... Deus tem enviado o irmão Branham no século XX e tem feito a mesma coisa. DEUS EM CARNE, NOVAMENTE PASSANDO POR NOSSOS CAMINHOS,  E MUITOS NÃO O CONHECERAM. ELES TÃO POUCO HAVIAM CONHECIDO SE TIVESSEM VIVIDO NO TEMPO EM QUE DEUS CRUZOU SEUS CAMINHOS NO CORPO CHAMADO JESUS, O CRISTO". Osborn torna WMB igual a Deus, ou igual a Jesus Cristo!!!!

Fonte Bibliográfica: Seitas II - Donald W.Kaller  - CEIBEL, 1979

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.137.77) para se identificar     


193 comentário(s)

  • Carolina

    Ter 15 Jul 2014 18:07

    A Biblia nos ensina que nem todos que falam em nome de Deus tem o espirito de Deus , uns sim outros não , e se o profeta falar algo e esse algo não acontecer então ele não deve ser considerado profeta , pois profeta é a voz de Deus na terra e Deus não é mentiroso

  • Carolina

    Ter 15 Jul 2014 17:56

    Coincidentemente acabei de ver uma pregaçao do PR Cesar Augusto no youtube , a qual fala que o entendimento é aberto por Deus , como em sodoma e gomorra Deus fechou o entendimento do povo para que eles nao entendessem mais nada . Já fui de uma igreja onde muitos diziam serem salvos e todos as outras pessoas não , e eu acreditava nisso tambem ,pois eu nao sabia que existia vida fora da minha igreja , posso dizer que hoje eu sei e que muitas pessoas tem mudado essa visão , mas como foi pregado e esta na Biblia , é Deus apenas que dá o entendimento de certas coisas , mas até lá tenhamos paciencia com os mais fracos na fé .

  • sobrinha

    Seg 12 Mai 2014 20:27

    Eu tenho um parente que matou a mulher abandonou os filhos pequenos, nao gosta de criança, principalmente dos netos, e agora ainda, foi morar com a filha que ele abandonou quando criança, e agora ele é crente dessa igreja, tabernáculo da fé, e ele ainda diz que todos vamos pro inferno, somente os que seguem o tal de irmao bhana é que serao salvos. Agora te pergunto, uma pessoa que até hoje conta com gloria o fato de ter matado e mulher, e ainda por cima nao gosta de crianças, merece o reino dos céus?

  • patricia mailto

    Seg 12 Mai 2014 13:06

    conheço muito pouco sobre o tabernáculo da fé,mas,a única afirmação q posso fazer é q lá os membros são pessoas simples ,humildes,assim como CRISTO .Ñ estou dizendo que são iguais a CRISTO,e sim,simples como CRISTO. Ñ estou defendendo nem criticando,pois ñ tenho conhecimento pra dizer o q é certo ou errado,mas,posso dizer q é um povo diferente de outras igrejas q já visitei. todos são muitos receptivos e sem luxo algum.

  • cleiton mailto

    Sex 28 Fev 2014 23:25

    Deus t abençoe meu querido irmao. faço minhas as palavras de nicodemos " se a obra eh d homens ela se desfara, mas se for de Deus nos encontraremos lutando contra o proprio DEus! vc ja pensou na psblidade de algo q vc combate ser a verdade?...nao diga q vc tem certeza do q crê, pois a religiao q condenou cristo tambem tinha...examinai as escrituras, pois cuidais ter nela a vida eterna...abç

  • EMILIO mailto

    Ter 10 Dez 2013 12:34

    Deus lhe Perdoe meu Irmao...

  • elismar mailto

    Ter 19 Nov 2013 11:40

    ele não profetizou e preveu devido as visoes de que deus havia mostrado pra ele , se vc prestasse atenção no que le poderia pecar menos .

  • adriano gomes mailto

    Qua 23 Out 2013 01:46

    a trindade é pagã!. Jesus pediu o nome no batismo, lá em atos os apóstolos entendereram o mandamento de jesus!

  • daniel mailto

    Qua 09 Out 2013 21:15

    acho que tudo e uma simples falta de revelação Quem parou a chuva Deus ou Elias? Elias disse so chovera quando eu disser isso é autoridade profetica.

  • Nívia Persi

    Dom 11 Ago 2013 18:40

    Quem somos nós para julgarmos uns aos outros,já ouviram falar q a salvação é individual?WMB,seja lá quem ele foi,as pessoas acreditam em quem eles quiserem!Estamos falando de DEUS,então todas as religiões falam dele não é?Deus é um só,é o que basta!


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog