Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 14/04/22 19:29 / 2567 Artigos publicados

OS ERROS QUE O PASTOR E A IGREJA NÃO PODEM COMETER  (Esboço de Sermão) escrito em quinta 09 abril 2009 22:53

Blog de falandoseriotv :FALANDO SÉRIO, OS ERROS QUE O PASTOR E A IGREJA NÃO PODEM COMETER

(sermão para o "dia do pastor" ou para "posse ou ordenação de pastor", ou para o dia em que for necessário...)

 

INTRODUÇÃO

Existe um livro chamado "Os 104 erros que um casal não pode cometer"... Acho que existem mais, mas o autor resolveu pegar os apenas principais. Hoje eu quero falar sobre os erros que o pastor e a igreja não podem cometer. Não são 104! São alguns principais, mas mortais. Vamos primeiramente aos erros do pastor...

 

ERROS DO PASTOR:

1) Querer agradar mais aos homens do que a Deus. At 5.29

Um erro semelhante a esse é igualmente ruim é o de Tentar agradar a todos: 1 Co 1.12

Os modernos modelos de crescimento de igreja estão preocupados em ser

politicamente corretos e não biblicamente corretos. O pastor, muitas vezes vai ter dizer coisas que a igreja não gosta.

Ilustração: Um velho e um menino levavam um burro pelo caminho, cada pessoa que eles encontravam os criticavam pela maneira como viajavam: os dois a pé com o burro, só o velho em cima e o menino a pé, só o menino em cima e o velho a pé – sempre havia uma crítica. Eles terminaram a viagem carregando o burro nas costas...

 

2) Achar que o rebanho é seu: 1Pe 5.1-3

Uma coisa que precisa ser lembrada pelos pastores é que a igreja não lhes pertence. Essa maneira de ver o ministério é de especial importância para a saúde psicológica do pastor também. Ele não vai ser tirado da igreja por ninguém a não ser o próprio deus que o colocou lá.

 

3) Colocar a igreja antes de Deus e da família. 1 Tm 3.5

1. Deus ; 2. Família; 3. Igreja

Ninguém se escandalize porque um pastor vai colocar a igreja em terceiro lugar na sua vida. Deus vem sempre em primeiro; mas a família nunca pode vir depois da igreja. Se um pastor perder sua família por não lhe dar a atenção devida, ele automaticamente perdeu seu ministério.

Ilustração: Ouvi falar de que uma vez um grande pastor foi cogitado para presidenciar uma Associação, ou ter um cargo de honra em alguma comissão denominacional importante. Ele declinou dizendo que não poderia aceitar porque precisava dar mais atenção à sua família; e ainda pediu licença para se retirar porque tinha marcado de jogar bola com o filho e já estava atrasado. Foi o melhor sermão que os pastores ouviram naquele dia, com certeza.

 

4) Achar que o erro de outros pastores nunca poderão ser cometidos por ele.

1 Co 10.12

Você, pastor deve olhar para as quedas de outros pastores como um alerta para você mesmo. Nunca diga “que vergonha, isso nunca poderá acontecer comigo”. Lembre-se de que “a soberba precede a queda”.

 

ERROS DA IGREJA:

1) Achar que o Pr. Tem que agradar sempre. Jo 6.55

Igreja, lembre-se: O pastor não possui todos os dons! Existem igrejas que querem um pastor que seja um magnífico pregador, um exímio administrador, o melhor conselheiro que já viram, o mais carismático dos homens, e ... obviamente... jamais encontrarão alguém assim. O que fazer então? A igreja deve suprir nos pontos fracos do seu pastor. No texto de Jo 6..55, quando Jesus em seu sermão disse a referida frase, os seus seguidores disseram “que sermão ruim!” e muitos não voltaram mais para ouvir o “pastor Jesus”. O pastor não vai agradar sempre, ainda mais porque ele é um ser humano como qualquer um.

 

2) Achar que o Pr. É responsável por todas as derrotas da igreja. Js 7.1

Não o pastor não é responsável por todas as derrotas da igreja. Acã , um único soldado de Israel levou todos ao fracasso.

Quando não existirem mãos levantadas no final do culto, quando a igreja não crescer, perguntem primeiro se a culpa não é SUA.

 

3) Achar que o Pr. não é humano. 1 Tm 1.15

- Os ataques são maiores contra quem está à frente. Hb 13.17

Isso temos repetido aqui. O pastor é um ser humano. O pastor tem sentimentos, frustrações e é tentado pelo Inimigo a desistir. OREM PELO SEU PASTOR. Apóiem-no. Façam que o seu fardo seja mais leve. Que ele tenha alegria de se levantar da cama para vir à igreja.

 

4) Achar que o crescimento é responsabilidade só do pastor. Atos 2.42-47

“Ovelha gera ovelha”; não é o pastor que gera ovelha. Assim como na igreja de Atos, eram os crentes individualmente que faziam a sua parte e não jogavam toda a responsabilidade em cima dos apóstolos.

 

CONCLUSÃO

Erros sempre serão cometidos pelo pastore e igreja. Mas se esta igreja e este pastor estiverem alertas e humildemente buscarem a ajuda de Deus - ambos, pastor e igreja serão abençoados e vencerão para honra e glória do Reino de Deus.

 

Pr. Davi Liepkan

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.227.17.173) para se identificar     


2 comentário(s)

  • marcussuel mailto

    Sáb 08 Dez 2012 03:14

    linda mensagem, que o Senhor continua te usando grandemente para nos abençoar com os outros temas.

  • Marcelo mailto

    Ter 30 Out 2012 19:28

    São mensagem como essa que a igreja precisa ouvir.

    Que DEUS te abençoe a cada dia mais.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog