Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 14/04/22 19:29 / 2567 Artigos publicados

Quando o Coração Fala Mais Alto Que a Razão  (Esboço de Sermão) escrito em quinta 14 maio 2009 13:53

2 Samuel 11:1-17;26,27

 

Introdução 
Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida". Nessa passagem, a palavra coração representa emoções, vontade, sentimentos. 

Um coração entregue a si próprio é algo tremendamente perigoso. Se por um lado pode ser fonte de vida, é preciso tomar cuidado, pois, por outro lado, é dele também que "procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias" (Mateus 15:19). 

Davi era um homem abençoado por Deus. Seu reinado crescia cada vez mais segundo a prosperidade que Deus lhe concedia. Ele era um exímio compositor, autor de 73 salmos bíblicos, era amado pelo seu povo e respeitado. Apesar de todas estas virtudes, Davi cometeu falhas quando deixou que seu coração falasse mais alto que sua razão. Dominado por sentimentos pecaminosos, Davi adulterou, comandou o assassinato de Urias, e veio a enfrentar amargas consequências de seus atos. A história de Davi é uma advertência para o perigo de deixarmos que nossos próprios sentimentos e desejos nos conduzam. 

O que acontece quando o coração fala mais alto que a razão
a- As pessoas dão passos errados quando seus sentimentos falam mais alto.

Quando Davi ficou dominado pelo desejo de possuir Bate-Seba ele começou a dar passos errados, que causaram prejuízos para sua vida. Vejamos estes passos:

a) Ele cobiçou a mulher do próximo(II Samuel 11:2). Tiago diz: "Cada um é tentado pela sua própria cobiça quando esta o atrai e o seduz". O desejo de possuir o que não era seu arruinou Davi. Davi quebrou o sétimo mandamento (Ex. 20:14).

b) Ele adulterou. Tiago diz: "A cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado"(Tg. 1:15)

c) Davi traiu um companheiro. Por causa daquele sentimento pecaminoso que o dominou Davi traiu um companheiro o soldado Urias. Sentimentos podem nos levar a trair amizades, a romper com a fidelidade a Deus. 

d) Davi abusou do poder. Sendo Davi um rei, poderia se esperar que ele protegesse o povo e desse exemplo de justiça. A função da autoridade é servir ao povo. Davi perdeu perdeu sua autoridade espiritual quando deixou de servir a seu soldado com fidelidade. A autoridade espiritual de um líder não pode ser usada para a satisfação de caprichos pessoais. Davi pecou por não usar a sua autoridade de forma. 

e) Davi desprezou a Deus. O texto diz: "...isto que Davi fizera, foi mau aos olhos do Senhor". Quando pecamos contra o próximo pecamos contra Deus. 

As pessoas podem ser atormentadas com muitas dores quando seus sentimentos falam mais alto. 
O poeta Baudelaire pergunta: "Oh, podemos banir o remorso num porto, que vive e se agita e se farta, e se nutre de nós como os vermes de um morto, como do carvalho a lagarta? Oh, podemos banir o remorso num porto?"

Davi foi atormentado por um profundo sentimento de remorso ou um sentimento de culpa. Ver II Samuel 12:14-18 e Salmo 51:7-12. O pecado produz sentimento de culpa. Foi isto que aconteceu com Adão e Eva no Édem. Depois de pecarem eles se esconderam de Deus, dominados por um sentimento de culpa. A culpa, o remorso faz muitos crentes deixarem a Igreja, abandonarem a comunhão com o povo de Deus, e se envergonharem completamente. A culpa só pode ser vencida através do perdão que vem pelo arrependimento. 

As pessoas precisam rever suas atitudes quando o coração fala mais alto que a razão
Quando nossos sentimentos nos fazem fracassar precisamos mudar e gerar novas atitudes. Vejamos que atitudes Davi teve diante do seu pecado:

Acatou a palavra do Senhor (II Sm. 12:1a). "O Senhor enviou Natã a Davi....". Natã confrontou o pecado de Davi com a palavra do Senhor. Davi aceitou as palavras do profeta e não resistiu a elas. 

Reconheceu os erros cometidos(II Sm. 12:13). Davi disse: "...Pequei contra o Senhor". O reconhecimento de Davi foi o princípio de sua restauração espiritual. 

Confessou o seu pecado e decidiu não pecar mais. (Sl. 51:1,13,17). Veja I João 1:9. 

Conclusão
Nesta lição observamos que nossos sentimentos podem nos prejudicar quando eles não são controlados por Deus. Diante do que estudamos nesta lição, precisamos buscar um revestimento de Deus para nossos sentimentos, pois isto significará uma atitude de segurança para nós. 

PR JOSIAS MOURA DE MENEZES

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.167.182.201) para se identificar     

Nenhum comentário
Quando o Coração Fala Mais Alto Que a Razão


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog