Home Data de criação : 08/12/26 Última atualização : 11/10/17 11:14 / 2566 Artigos publicados

VIRTUDES DE UMA MÃE VERDADEIRA  (Família) escrito em terça 02 junho 2009 13:45

1 SM 1.1-19

 

Pr. José Antônio Corrêa

INTRODUÇÃO:

 

1. Muitas mulheres pensam que ser mãe é simplesmente colocar filhos no mundo, sem educá-los, corrigi-los nos princípios de educação e nos caminhos do Senhor.

 

2.  Será que uma mãe que aborta um filho deliberadamente, é uma verdadeira mãe? Merece este título? E a mãe que abandona seus filhos, como acontece com muitas, que até os jogam em latas de lixo, ou deixam seus filhos em portas de outras casas?

 

3. Existem também aquelas que praticam atos de tremenda violência contra seus filhos. O que dizer de mulheres assim? Podem também ser chamadas de mães e homenageadas neste dia? "QUEREMOS VER NESTA NOITE ALGUMAS VIRTUDES DE UMA MÃE VERDADEIRA":

 

 

I - UMA MÃE VERDADEIRA É AQUELA QUE ANSEIA POR TER FILHOS

 

1. Embora Ana desejasse ter filhos, as Escrituras nos mostram que Deus lhe tinha "cerrado a madre", Vs.5. Isto a angustiava, Vs. 7, e nem o amor dobrado de seu marido lhe trazia satisfação, Vs. 8.

 

2. O fato dela não ter filhos, era motivo de provocação por parte da outra mulher de seu marido, Penina, Vs. 6.

 

3. Este tipo de comportamento com provocações, intrigas, era observado em qualquer lar, onde havia a poligamia.

 

4. Enquanto que Ana desejava ter filhos de qualquer maneira, há mulheres que jamais desejam um filho. Esquecem que os filhos são a alegria do lar e bênçãos de Deus:

 

a) São “herança do Senhor”, Sl 127.3-5, “3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. 4 Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta”.

 

b) São como “plantas de oliveira” em volta da mesa, Sl 128.1-4, “1 BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR”.

 

c) São a “coroa” dos avós, Pv 17.6, “A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais”.

 

5. Uma verdadeira mãe anseia por ter filhos.

 

 

II - UMA VERDADEIRA MÃE, MANTÉM UMA LINHA DE COMUNICAÇÃO ABERTA DIANTE DE DEUS PARA SEUS FILHOS

 

1. Ela ora por seus filhos:

 

a) Orou fazendo um voto, Vs. 10-11, “10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

 

b) Orou ao cumprir seu voto, 1.26-27, “26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu SENHOR; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. 27 Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito”.

 

As mães devem sempre interceder diante de Deus por seus filhos.

 

2. Ela se humilha perante Deus, por seus filhos:

 

a) Vs. 10, "Chorou abundantemente".

 

b) Vs. 15, "Derramou sua alma perante o Senhor".

 

c) Vs. 1.12sess, "Foi mal interpretada pelo Sumo Sacerdote Eli".

 

 

III - UMA VERDADEIRA MÃE DEDICA-SE AOS SEU FILHOS

 

 

1. Ana não subiu ao sacrifício anual, como era seu costume, exatamente para poder ficar mais tempo com seu filho, Vs. 1.20-23, “20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. 21 E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre. 23 E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou”.

 

a) As mães precisam gastar tempo com os filhos.

 

b) É preciso aprender a ouvi-los.

 

c) É preciso participar das suas atividades.

 

c) É preciso orar com eles.

 

d) É preciso incentivá-los.

 

e) É preciso corrigi-los.

 

2. Mesmo depois do menino ser entregue a Deus para servir no templo, Ana continuou sua dedicação, Vs. 2.18-19, “18 Porém Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. 19 E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual”.

 

3. Mãe, quanto tempo você tem gastado com seus filhos.

 

 

IV - UMA VERDADEIRA MÃE DEDICA SEUS FILHOS AO SENHOR

 

1. Ana o prometeu ao Senhor, antes mesmo dele nascer, Vs. 11, "O darei ao Senhor por todos os dias da sua vida".

 

2. Era algo muito difícil para Ana, pois Samuel iria para o ministério, ainda criança e ela teria que se apartar dele.

 

3. O cumprimento do voto feito ao Senhor, Vs. 1.24-28, “24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança. 25 E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli. 26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu SENHOR; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. 27 Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito”.

 

4. Exemplos de mães que resistem quando seus filhos recebem um chamado específico de Deus para o ministério, ou para a obra de missões. Querem escolher profissões para seus filhos, sendo que na visão delas, missionário, ou pastor não é uma profissão honrosa.

 

5. Dedique seus filhos ao Senhor.

 

 

V - UMA MÃE VERDADEIRA É ABENÇOADA PELO SENHOR

 

1. Podemos perceber sua alegria de espírito quando ela ora cantando, Vs. 2.1-10, “1 ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. 2 Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. 3 Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. 4 O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. 5 Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. 6 O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. 7 O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. 9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. 10 Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido”.

 

2. Ela pediu um filho, Deus lhe deu seis, Vs. 2.21, “Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR”.

 

 

CONCLUSÃO:

 

1. Vimos as virtudes de uma mãe verdadeira:

 

a) Ela anseia por ter filhos;

 

b) Mantém uma linha de comunicação aberta diante de Deus por seus filhos;

 

c) Dedica-se aos seus filhos;

 

d) Dedica seus filhos ao Senhor;

 

e) É abençoada pelo Senhor;

 

2. Como mãe, você deve cultivar estas qualidades para que você seja abençoada pelo Senhor.

 

voltar a sermões/estudos

www.proveg.com.br/igrejabatista

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.57.4) para se identificar     

Nenhum comentário
VIRTUDES DE UMA MÃE VERDADEIRA


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para falandoseriotv

Precisa estar conectado para adicionar falandoseriotv para os seus amigos

 
Criar um blog